CUIDADOS COM A MENTE...



Por que você está assim tão triste,
ó minha alma?
Por que está assim tão perturbada
dentro de mim?
Ponha a sua esperança em Deus!
Pois ainda o louvarei;
ele é o meu Salvador e o meu Deus. 
Salmos 42:11


Nos últimos dias temos visto e ouvido vários relatos de jovens que tem se suicidado ou quase. Tentando entender isso, mesmo que leigamente, ouvi alguns psicólogos, que quando estamos fragilizados com alguma situação do dia a dia, fatos que acontecem ou aconteceram em nossas vidas, somos, ou melhor, nos tornamos totalmente vulneráveis a esse tipo de atitude, o que me faz lembrar do dita: mente vazia, oficina de satanás. 


Um outro questionamento que comecei a me fazer, foi quando assistindo a série 13 Reasons Why, que conta a historia de uma jovem que tirou a sua vida devido  aos vários momentos de bulling vivido na escola, eu me perguntava por diversas vezes que ela não tinha um perfil de uma pessoa deprimida, porque sempre estava e procurava estar no meio das pessoas, inclusive ao lado daqueles que a faziam  mau. Isso era uma interrogação na minha mente até que na cozinha da minha casa, conversando com algumas jovens, uma delas me falou o seguinte: Patrícia, eu tenho uma amiga de faculdade, que é super alegre, divertida, brinca com todo mundo, mas que tentou me matar 3 vezes devido  a uma depressão que ela tem. Quando descobrimos isso, ficamos mais atentos, observamos mais ela, e estamos sempre mantendo contato, para que ela nunca se sinta sozinha, mas ela apesar de ser a pessoa menos viável, exterioticamente  falando, vive em um quadro de depressão, o cuidado é saber ou tentar saber, quando ela não aguenta mais. 

Quando ela me relatou isso, a medida que ela falava, eu me via naquele quadro... não de ter tentado suicidio na minha vida, até porque entendo perfeitamente o que isso significa biblicamente falando, mas essa tristeza que as vezes sinto, no meu mundo particular, mesmo estando no meio das pessoas, passando alegria, sorrisos e tudo mais. Uma vez fiz uma postagem aqui que tinha o título "Sozinha em meio a multidão" e costumo dizer também, que sou mestre em dar o que não tenho muito das vezes, que é alegria. 

Enfim, porque estou relatando isso? Entendo que nossa mente é um verdadeiro labirinto, onde por muito das vezes nos perdemos. A vida da gente é uma caixinha, onde acumulamos "n" coisas todos os santos dias e existem dias que a tristeza é tão grande, que o vazio em algumas áreas cresce tanto, que temos que realmente tomar cuidado para não cairmos. 

Ter Deus nessas horas é a única solução! Porque por vezes você consegue ser amiga de muitas pessoas, ser a confidente, a pessoa que todos querem que esteja por perto, aquela que muitos amam, que ajuda a todos, mas somos inteiros, não somos metade e por esse motivo, esses vazios que  se encontram em nossas vidas, são tão perigosos, são passos curtos a caminho de uma depressão, de uma fraqueza da mente, de uma tristeza profunda.... porque mesmo você sendo isso tudo pra tanta gente, você não encontra ninguém que seja assim pra você. 
 
Por experiência própria... as vezes tem dias, que a vontade de sumir é muita, que não dá vontade de falar com ninguém, que dá realmente vontade de se entregar a esse sentimento de tristeza que esta dentro do seu coração, mas que você se poda, porque tem pessoas que precisam de você. De repente você entende que esta vivendo uma vida de enganos, onde você é a primeira a se enganar, tentando ser o que não é. Nesses momentos, se apegar a Deus é o meu recurso, mesmo que a minha tristeza seja tão grande, que mau consigo ouvir a Sua voz, que não fico sensível ao Seu agir em minha vida, mas entendo diretamente na carne, que sem Deus, seria impossível viver e ai você meio que entende o porque que tantos acabam deixando a vida ser ceifada, porque Deus não esta presente nelas. 

Temos que ter cuidado com nossa mente, eu tenho que cuidar da minha... permitir até que a tristeza se achegue, mas acima de tudo, colocar Deus na direção e pedir misericórdia a Ele todos os segundo, porque somos e estamos negligenciando a Sua palavra. 

...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA?

DEUS COMPLICA, DESCOMPLICA E DEPOIS EXPLICA...

DEUS VÊ... DEUS OUVE... DEUS AGE!!!