EMPATIA (Min. MULHERES PIBBA)
E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
A ministração trazida hoje, foi por nossa irmã Simone que se eu tivesse que colocar um título seria: Dorcas, uma mulher que costurou a sua reputação.
O texto base que ela usou foi esse em Atos e ela nos contou resumidamente sobre o exemplo de vida que foi essa mulher, uma mulher que era repleta de "empatia", ou seja, ela tinha capacidade de tentar compreender sentimentos e emoções das outras pessoas. Dorcas praticava boas obras e dava esmolas.
Dorcas era uma pessoa tão bem vista na sociedade, que num determinado momento de sua vida, ela enfermou e faleceu, as pessoas daquela redondeza sentiram tanto a morte dela, que pediram a Pedro discípulo de Jesus que orasse sobre o corpo dela e ele assim o fez e ela ressuscitou. Mas afinal de contas, o que Dorcas fazia ou era para ser tão querida pelo povo?
Simone nos ministrou dizendo que Dorcas mesmo sendo uma mulher , fez diferença quando a mulher não era nem valorizada, ela encontrou um espaço na sociedade e aproveitou o talento que tinha, pois era costureira, e assim teve uma vida regada de boas obras.
Simone destacou pra gente três características de Dorcas:
1º - Ela era sensível a dor do próximo. Nesse ponto a Simone falou uma frase que achei maravilhosa e que explica exatamente esse ponto: "ela era uma ponte para ligar as pessoas e não um muro para separar uns dos outros".
Forte isso né? E ai, como temos nos comportado enquanto igreja né? Eu fiquei pensando nessa frase, meditando mesmo e perguntei pra mim mesmo: Patrícia, através da sua vida você tem trazido paz, tem acrescentado? Ou será que tenho inseminado discórdias e acrescido mais as contendas? ...
2º - Ela era abençoadora. Nesse ponto a Simone nos trouxe uma pergunta: O que será que as pessoas podem receber através de nós?
Você já passou por aquela experiência de pessoas que estão ao seu redor, e falam muitas e muitas coisas, brincam, brigam, enfim, estão vivendo de forma natural, interagindo com todos, mas que se num determinado momento da vida passar por uma dificuldade, olha em volta e diz... não, vou pedir a "fulana" para orar por mim, sei que ela é uma pessoa de Deus, ela vai me abençoar... você já foi lembrada dessa forma?
3º - Ela fazia a diferença - Nesse ponto Simone destacou que Dorcas usou seus talentos para ajudar as pessoas, ela era uma costureira, então confeccionava roupas e assim ia cooperando com o que podia.
Entendo que tudo que temos e somos é Deus quem nos dá, isso é fato, mas sinceramente não consigo entender como não aproveitamos isso que recebemos de graça da parte d'Ele, para abençoar. As vezes na nossa própria igreja, tantas pessoas, mas apenas um grupo se levanta a fazer.
Dorcas era uma pessoa que todos queriam por perto. Conforme Simone falou, através da vida de Dorcas, Deus nos ensina a ser sensível a dor do próximo; a abençoar o próximo e a sermos diferente. Agora, ela falou uma coisa pra pensar: na quarta feira no ultimo culto Das Déboras, ela tinha trago essa palavra e hoje Deus a incomodou para que trouxesse de novo essa ministração. Acredito eu que Ele ainda quer falar com sua igreja através dessa palavra, eu ouvi e atentei, e você?
Que possamos cada dia mais agirmos segundo ao testemunho de Dorcas.
Comentários
Postar um comentário