EU QUERO SER JUMENTA!
Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: "Que foi que eu fiz a você, para você bater em mim três vezes?"Balaão respondeu à jumenta: "Você me fez de tolo! Quem dera eu tivesse uma espada na mão; eu a mataria agora mesmo". Mas a jumenta disse a Balaão: "Não sou sua jumenta, que você sempre montou até o dia de hoje? Tenho eu o costume de fazer isso com você?"
"Não", disse ele.
Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o Anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se com o rosto em terra. E o Anjo do Senhor lhe perguntou: "Por que você bateu três vezes em sua jumenta? Eu vim aqui para impedi-lo de prosseguir porque o seu caminho me desagrada.
Números 22:28-32
Interessante essa passagem, porque dentre tantos discernimentos que possa ter, hoje eu queria falar um pouquinho sobre a "altivez".
Nessa semana na minha igreja, começamos com uma nova revista de Ebd e o nosso pastor, acredito, inspirado por Deus, decidiu que se excluindo as crianças, toda a igreja iria estudar a mesma revista, porém nossa educadora religiosa ao apresentar a mesma, pediu para que a igreja não se importasse, porque a revista é para novos convertidos. Naquele momento em que ela falou isso, eu virei para uma irmã da igreja e disse o seguinte: quiséssemos nós, nos comportarmos como novos convertidos, pois como tal estaríamos com intuito de aprender por entendermos que ainda não sabemos nada, quando de contra partida, nos engamos muito por termos anos de igreja e muito das vezes acharmos que já sabemos tudo ou quase tudo.
Entendo que um dos discernimentos a esse texto que tomo como base, é esse que Deus hoje colocou em meu coração em virtude a alguns problemas que tem acontecido em minha igreja e vou tentar discorrer agora.
A nós é dado por Deus os dons para que possamos trabalhar em prol do reino, entendo que Deus em Sua infinita sabedoria, tem nos dado os nossos dons de acordo com a nossa busca, por exemplo, aquele que ministra o louvor, sua voz foi Deus quem deu, você tem a habilidade do canto, mas o dom de estar a frente de uma igreja, é Deus quem dá, não existe mérito próprio para isso, até porque muitos que cantam muito bem, não estão a frente do louvor da igreja por entender que não é o dom que Deus tem dado para executar naquela congregação e sim outros. Um professor secular nem sempre poderá ser um professor de EBD, um administrador de empresa, nem sempre será um tesoureiro, as vezes aquilo que você jamais seria na sua vida secular é o dom que Deus lhe dá para exercer na casa d'Ele. Eu mesmo já vivenciei isso, quando por anos fui professora na igreja do maternal, juniores, Mensageiras do Rei e até mesmo berçarista, funções essas que jamais exerceria na minha vida secular, mas o que estou tentando passar com isso, é que os méritos não são meus, até porque como falei, existem vários contratempos, se é que posso falar assim, mas o que fazemos dentro da casa do Senhor, requer de nós sim, disponibilização ao serviço, mas os dons, os talentos é Deus quem nos dá.
Se entendo que Deus é que tem me agraciado dessa forma, que não é mérito meu, isso significa que cada dia mais eu tenho que buscar o crescimento para isso, aprender um pouco mais, escutar, ser ministrável. Mas infelizmente muitos pensam ao contrario. A vaidade cresce a cabeça, e pensam que são os bam bam da história, que são o top da igreja, que nasceu em berço evangélico não precisava entender o que Deus fez na criação. Estudar o livro de Genesis... pra que? Isso já tô careca de saber, acredito que tenho que ficar no apocalipse mesmo kkkkkk É, se você esta pensando ainda assim, acho que tá na hora de descer a escada, e lembrar que Deus é Deus, Ele usa quem quer e na hora que quiser. E dentre tantos texto na Bíblia que o Senhor nos mostra pessoas incapazes humanamente e Deus usou para que se cumprisse o Seu propósito, Deus de forma maravilhosa usa uma "jumenta" para falar a Balaão.
Gente, uma jumenta é um animal, uma criatura que nem fala, um bicho, mas Deus não queria que Balaão fosse a um determinado caminho. Uma jumenta sendo usada por Deus, e nós queremos usar de "altivez", "vaidade" e dizer, eu não preciso aprender, eu não preciso ser discipulada, não preciso ser disciplinada, eu louvo a muitos anos, eu ministro desde pequena, eu dou aula com muita facilidade, eu sou um excelente isso ou aquilo... eu eu eu eu.... quando o grande "Eu Sou" precisa apenas de uma jumenta para realizar o que Ele quer.
Sinceramente, não quero ser a bam bam da história nunca, mas quero ser sim, a jumenta que Deus usou e que poderá usar para cumprir seus propósitos. Quero sempre entender que os meus méritos não existem, que posso até ter talento, mas o dom para realiza-lo na casa do Senhor, é dado pelo Pai e sem Ele nada sou, nem mesmo uma jumenta.
Que possamos colocar a nossa altivez de lado e simplesmente dar a honra a quem é devido e nos colocarmos como vasos, servos, mordomos que somos.
Deus continue a nos abençoar.

Comentários
Postar um comentário