E QUANDO DEUS DIZ NÃO?
E retirou-se outra vez para orar: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade".
Mateus 26:42
Ontem eu estava na minha igreja, e no momento da palavra, meu Pastor pregava em cima do texto Deuteronômio 2:1-7 e nas suas idas e vindas no decorrer da Bíblia, falou sobre Moises, que não entrou na terra prometida, citou o trecho em que o Senhor dizia a ele que subisse ao monte e de lá contemplasse a promessa de Deus, porém ele não entraria. Conta o texto que Moises subiu conforme Deus tinha falado, e ali ninguém mais o viu.
Enquanto o Pastor pregava, me veio essa pergunta em minha cabeça: e quando Deus diz não? Tomando até mesmo como exemplo Moises, acredito que depois de tudo que ele viveu com aquele povo no deserto, com certeza deveria ser um dos maiores desejos dele adentrar na terra prometida... mas Deus ali disse... não!
O texto que tomei como base hoje, foi quando Jesus no Getsemani, sabendo de tudo o que lhe aguardava, do seu sofrimento que já estava próximo de vir, ele sendo "homem/ carne e osso, ora ao Senhor dizendo: Pai, se for possível, afasta de mim esse cálice..... Deus em sua infinita sabedoria, mas uma vez disse: não!
Olhando esses dois exemplos, em primeiro lugar quero destacar Moises, que mesmo sabendo que o seu sonho não seria realizado, cumpriu o que Deus lhe havia ordenado, subiu o monte e olhou a terra. Humanamente falando, ele poderia ali ter se revoltado, ter escarnecido, ter dito, ver pra que, já que não vou entrar? Mas não, ele obedeceu o que Deus lhe houvera dito. Moises entendeu que ali nasceria uma nova geração, o tempo dele tinha se acabado, aquelas maravilhas que o povo vivenciou, ele também usufruiu, mas a terra, ele poderia até ver, mas ali se findava o seu tempo. Quantas vezes desistimos porque Deus disse "não"?
Em segundo lugar olho para o exemplo de Jesus... nossa, filho de Deus, e mesmo assim o Senhor disse não. Jesus era filo de Deus, não precisava passar por aquilo tudo, mas também obedeceu. Ele chorou sim, até pediu, como conta-nos a sua oração, mas optou em aceitar o "não" de Deus, porque algo muito maior aconteceria, o seu sofrimento, a sua "morte" geraria vida... vida eterna! Quantas vezes desistimos porque Deus disse "não"?
Muitas vezes agimos assim... muitas vezes em meio as respostas negativas de Deus, agimos contrario a vontade do Pai, mas agimos assim porque em primeiro lugar:
- não entendemos a soberania de Deus... nada acontece nesse mundo sem que Ele não autorize (Jó 41);
- não paramos para olhar com os olhos de Deus e entender que nada do que Ele permite que aconteça é por acaso, tudo tem um propósito (Eclesiastes 3);
- não temos fé o suficiente para ver que Deus sempre fez, faz e fará o melhor para os servos Seus, mesmo que não entendamos, mas Ele sempre agirá assim (Jeremias 29:11)
Hoje fazem 11 dias que perdi meu pai, um homem que abaixo de Deus sempre foi minha coluna, um homem que sempre foi um exemplo, tinha defeitos sim, mas era integro, pai, amigo, esposo, servo de Deus. Esta fazendo muita falta... doí muito chegar em casa e não poder dizer: bença pai ... tenho medo por tantas mudanças que terei que passar. Foi tudo muito rápido, mas o tempo que tivemos, oramos, clamamos, pedindo a Deus que curasse ele, que fizesse meu pai levantar daquele leito, porque entendiamos que somente Deus poderia mudar aquele quadro, mas Deus disse "não". Ele tinha outros planos na vida do meu pai, e eram planos eternidade.
Ouvir o "não" de Deus é muito difícil, e com certeza não estamos preparados para isso, porque lógico que sempre é muito bom quando Deus nos diz "sim", mas quando mesmo em meio a dor, não questionamos os seus designos, não desistimos, não fraquejamos, mesmo quando todas as circunstâncias em nossa volta diz "não vai dar" e você olha para o alto e simplesmente ora como Habacuque orou:
"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. Habacuque 3:17-19"
Tá tudo muito difícil, mas eu creio que nada é maior do que o Deus que eu sirvo e eu sei que Ele estará comigo sempre ao meu lado... isso me dá forças para lutar, para continuar e para sempre e sempre louva-la, até que um dia eu possa também ser chamada e face a face o adorar, mas enquanto não chega esse tempo... eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.

Comentários
Postar um comentário