CAMALEÃO...
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
Daniel 1:8
A primeira coisa que eu gostaria de fazer nessa postagem é uma pergunta: Você tem sido ambiente ou camaleão?
O Livro de Daniel fala da Soberania de Deus. Daniel foi deportado para uma terra estranha quando Judá foi conquistada. Assim, tendo que se submeter ao jugo de um Rei déspota que queria mudar seus hábitos e suas crenças, precisou se manter firme quando comidas e bebidas que sabia ser Daniel do desagrado de Deus eram-lhe ofertadas. Mesmo diante de toda a opressão, decidiu ser fiel aos seus princípios e às suas crenças.
Assim também podemos extrair uma rica lição para as nossas vidas, pois não é fácil seguir os nossos princípios e valores e, muito menos, ser fiel aos princípios e mandamentos dados por Deus, nessa era aonde somos constantemente bombardeados pelos modismos através mídia. É exatamente nesse momento que temos que decidir se seremos camaleão ou ambiente.
Sermos ambiente, escolhemos ter personalidade própria, não deixarmos que as influencias do mundo, nos torne mundo também, não sermos motivados por um argumento, circunstancia, eu sei o que, mas que nos faça simplesmente deixarmos de sermos o que somos, filhos de Deus, para nos disfarçarmos com a aparência do mau.
O camaleão é assim, o seu corpo se adapta de acordo com o ambiente que se encontra. Para esse animalzinho isso é válido e até interessante, afinal essa “facilidade” acaba sendo para ele um recurso para se proteger do mau, de contra partida se nós, servos do Deus altíssimo, nos tornarmos camaleões, estaremos nos posicionando muito das vezes como a aparência do mau.
Daniel junto com seus amigos, agiram dessa forma e o resultado disso, foi que Deus honrou a posição deles e ao invés de serem influenciáveis, passaram a ser influenciadores... (Daniel 18:21 - E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor. E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei. E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro), por decidirem permanecer no “ambiente” proposto por Deus a ter que ser tornar “camaleões” proposto pelo adversário.
Mantenha a fé e a força diante das adversidades. Quando professamos nossa fé, geralmente somos ironizados, alguns dão risadas, outros tentam nos levar ao ridículo. É aí que mostramos a nossa fidelidade e comprometimento para com Deus e para conosco próprios. Não negar à Deus, não negar os nossos princípios, não ir contra a nossa moral, o nosso caráter, nos manter íntegros, embora, as situações da vida tantas vezes nos incentive e nos tente a negarmos tudo que aprendemos, na tentativa de corromper tudo aquilo que aceitamos como honestidade e retidão, lembre-se desse versículo e peça a Deus que lhe conceda não ser "contaminado".
Deus nos abençoe grandemente e nos ajude a fazermos a boa escolha. Eu serei ambiente!

Comentários
Postar um comentário