PERFEITO OU POR EXCELÊNCIA?




Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; 
Isaías 29:13




Durante essa caminha que tenho vivido, tenho buscado motivações da parte de Deus e ontem quando estava chegando em casa, Deus me deu esse título para essa postagem, que antes de falar ao coração de qualquer um, falou primeiramente no meu, levando-me a entender um pouco mais do que esta me acontecendo. 

Primeiramente vamos entender o que significa das expressões: perfeito significa que reúne todas as qualidades; que não tem defeitos; ideal, impecável.... por excelência significa no mais alto grau; sobretudo. Partindo deste princípio, comecei a entrar em sintonia com Deus, mesmo ao redor dos meus afazeres e me deixar disponível ao falar d'Ele ao meu coração para com esse título, então vamos lá entender o que aprendo...

Já ouviu falar que quando decidimos efetuar um conserto em nossas vidas, precisamos voltar ao momento do erro e daí partimos, ou seja, precisamos ter discernimento de onde começou a desandar as coisas da sua vida, e agora estou falando da nossa vida espiritual. Hoje entendo que o que tanto me incomodava, era que estava fazendo um trabalho perfeito, mas não com excelência, e confesso que é muito difícil a gente constatar, aceitar e o pior, se declarar dessa forma, mas isso é uma parte para o recomeço, se não posso dizer que um dos mais importantes. 

Hoje que falar do serviço. Quando realizamos o "serviço" na casa do Senhor, temos que agir por excelência e essa excelência  muito das vezes senão na maioria nos leva a perfeição, mas não torna disso uma regra, porque entendo que para Deus a excelência é o que chega ao seu trono e muito das vezes em busca da perfeição, acabamos nos perdendo do foco a ser alcançado.

Quando realizamos um serviço na casa do Senhor nos preocupando com o "perfeito", tendenciamos  a preparar todo um cenário para que tudo dê exatamente certo, o desgaste físico é fato, as preocupações parece que são bem maiores que o comum, tudo tem que ta exatamente como o planejado, as pessoas de fora terão que ver e dizer: nossa, muito bom e os resultados, terão de acontecer, porque senão fugirá do que outrora foi planejado. Sua satisfação final é quando enfim termina e todos dizem, você nasceu pra isso, muito bom, que bênção, mas no fim de tudo o cansaço é tanto, o esgotamento, que tudo acontece de forma perfeita, porém mecânica e por vezes nem temos tempo de parar para orar e pedir a Deus uma direção ou agradecer pelo que aconteceu, no máximo, acompanhamos uma oração do irmão, concordamos e final dizemos amém!

Agora, quando realizamos um serviço "por excelência", tentamos ser perfeitos sim, mas o nosso objetivo maior é chamar a atenção de Deus. Lembramos a todo momento que estamos no palco onde Deus, apenas Ele é a plateia, entendemos que cada movimento, cada situação tem que ser para honra e glória de Deus somente. Quando entendemos dessa forma, compreendemos que o perfeito louvor não são vozes bonitas, mas cânticos soados com o coração, que a perfeita adoração não são orações cheias de palavras deslumbrantes, e sim aquelas que nos faz chegar mais perto de Deus, que a cortina pode não ter ficado no lugar, que o número de pessoas esperadas não apareceu, que o som não funcionou, que o tempo não foi suficiente... isso não importa, mas sim que a oferta foi boa, perfeita e agradável a Deus, porque tudo que foi realizado foi com apenas um alvo, atingir ao Senhor. 

Uma vez meu pastor em um dos vários cabinetes que fizemos me falou a seguinte frase: Patrícia, um líder tem que ta preparado para sofrer! Confesso que por várias vezes já questionei essa colocação, mas hoje apesar de não esta fazendo parte de nenhuma liderança na igreja, entendo essa frase. O líder tem que ta preparado para sofrer sim, sofrer por amor daquilo que ele crê ser a vontade de Deus, mas só suporta esse sofrimento quando o trabalho esta sendo feito com excelência para Deus, porque mesmo que as circunstâncias não te deixe satisfeito, o seu objetivo final estará, porque você esta ali para adorar a Deus em espírito e em verdade, estando você  em um dia de calor dentro de uma igreja com ar condicionado ou em uma com um ventilador fraquinho, fraquinho, seu objetivo maior é adorar ao Senhor com excelência.

Amados, ser perfeito não é errado...não! Temos que buscar a perfeição sim, mas entendo que  somos imagem e semelhança de Deus, o perfeito... portanto, a perfeição é uma busca diária, que se findará na glória, o que torna a excelência a nossa regra de prática e conduta para com Deus. Tratar Deus com excelência é dizer, tudo que sou, tudo que tenho é Seu Senhor... é antes de realizar um evento, colocar Deus a frente, retirar o "eu quero" para "mostra-me Senhor o que tu queres", é realmente entender que a vontade não é sua e sim d'Aquele que te criou.

Isso não é fácil, escrever talvez seja, mas realizar doí as vezes... se desprender de coisas que até então consideramos certas, convenientes, e entendermos que não é pra ser assim... isso as vezes não é tão fácil mesmo, mas hoje eu quero fazer um trabalho pra Deus com excelência, mesmo que seja no banco da igreja, mas quero ser ouvida por Deus, quero que Deus possa me ver não pelos meus méritos, mas sim pela forma que eu O trato, não quero chamar a atenção do mundo, mas quero ser o que Deus quer que eu seja, estar onde Deus quer que eu esteja.

Que a paz de Cristo esteja sempre conosco... e a Deus toda minha adoração, por excelência!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA?

DEUS COMPLICA, DESCOMPLICA E DEPOIS EXPLICA...