HOJE EU ENTENDO...


Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. 
Gênesis 37:5-7


Essa semana eu estava vendo uma pregação a respeito da vida de José,  e o Pastor de forma muito abençoadora foi destacando vários momentos da vida de José... e confesso que ao escutar tudo aquilo, eu olhei para minha vida e me lembrei dos meus sonhos e de como é difícil conquistá-los. 

A história de José conta-nos que apesar dele ter sido um filho desejado, amado, integro, trabalhador, obediente aos seus pais, José não era aceito por seus irmãos... eles tinham ciúme  e inveja de José e por esse motivo José sofreu muito. Só que José tinha um sonho, um sonho dado por Deus... e esse sonho faria de José um homem exaltado... mas para isso acontecer José teve que vencer algumas etapas:

As tribulações de José.

Destacar o contraste entre o plano de Deus e a realidade aparente. A história de José parecia tomar um rumo totalmente oposto aos seus sonhos. Suas experiências seguintes são: o poço, a escravidão, a acusação de adultério e a prisão. Ao invés de melhorar, a situação de José parecia piorar cada vez mais. Entretanto, ele estava sendo conduzido para o lugar onde Deus queria levá-lo. Cada tribulação fazia com que ele chegasse mais perto do propósito final. 


Quantas vezes não me vi exatamente assim? Posso até arriscar em dizer que hoje vivo dessa forma, um sonho a ser realizado, mas que tudo a minha volta diz totalmente ao contrário. Os dias passam e parece que fico cada vez mais distante daquilo que tanto desejo, e vale a pena destacar, que desejei e coloquei diante de Deus... sempre! E mesmo que a medida que os dias vão se passando, em mim mais cresce a vontade de chegar... tudo a minha volta me diz que não. Muitas vezes Deus não nos fala diretamente, mas nos conduz através das circunstâncias.



A fidelidade de José.

Entre a promessa e a conquista existem duas palavras que interferem: tribulação e tentação. As duas coisas muitas vezes se misturam. Isso esteve presente também na história de Israel entre a promessa da terra e a conquista da terra. As tribulações podem nos fazer enfraquecer diante da tentação, mas José não se deixou levar por isso. José foi tentado pela mulher de Potifar, mas não se contaminou com ela. Nessa parte, destaque as tentações do mundo sobre a vida do jovem. José foi fiel em todo lugar e em toda situação.

Incrível como isso acontece em nossas vidas... e  vou dizer uma coisa, temos que ter muita garra para conseguirmos conquistar, porque o inimigo de nossas almas sabe exatamente como nos atingir, e eu entendo que o segredo básico para isso, é nos manter com o nosso vaso cheio de azeite. Posso nesse ponto citar como testemunho que tenho passado por um momento muito melindroso na minha vida, um momento em que meus sonhos estão se desabando e eu simplesmente não consigo escorá-los... e em meio a isso tudo, o que fazer? Eu tenho que me fortalecer... encher a minha vida do azeite, buscar de Deus, mudar de estratégia... Amados, minha vida é uma correria só, as vezes chego em casa cansada, tenho duas adolescentes dentro de casa, uma fala isso, outra aquilo e resolve isso aqui, isso ali e ai... como posso nesse tempo de angustia, me manter ligada diuturnamente com Deus? Mudança de estratégia... comecei a usar meu celular para ouvir louvores durante todo meu dia... também usando meu celular,  comecei a baixar vídeos de pregações de pastores abençoados... “ Cláudio Eduardo, Silas Malafaia, Marcos Gregório,....” e todos os dias eu ouço uma mensagem. Estou lendo  livros que edificam e sabe... o problema continua aqui juntinho comigo, mas o meu pote esta cheio de azeite, tal como através do ser Eliseu o Senhor encheu as vasilhas da viúva de azeite (2 Reis 4), porque o momento de escassez virá, mas se os vasos estiverem cheios, você terá o sustento... consegue entender?

O cristão deve ser exemplar, mesmo que seja na prisão ou no trabalho ou “no fundo do poço”.

A vitória de José.

Finalmente, José chegou ao governo do Egito. Seu caminho foi árduo mas as promessas de Deus se cumpriram em sua vida. Nessa parte, as vitórias que o cristão terá na vida e a sua glorificação final quando Jesus voltar. Isso pode ser comparado com a entrada de Israel em Canaã.


Falando assim, parece que tudo passa muito rápido e que ao menos não é tão difícil o quanto parece ser... mas olha, é difícil sim, e exige demais perseverança de nossa parte, muita fé em Deus em saber que Ele esta contigo mesmo em meio a tanta adversidade, vai exigir de você que não esmoreça, que permaneça, que brinque  e sorria mesmo quando  a única vontade que tem é de se isolar e chorar... você vai ter que ser forte e vai tirar essa força do mais profundo do seu ser... porque para pedir força a Deus, também tem que ter força...



Porém, só entraram aqueles que foram fiéis durante a travessia do deserto.

 José teve sonhos que eram revelações e promessas de Deus para sua vida. Os “sonhos” meus e seus... projetos para a nossa vida, para nossa profissão, para nosso casamento, para nossa família, para nosso ministério, etc, e principalmente sobre os propósitos de Deus para cada um. Eu aprendo, que uma hora a gente vai dar “careta” para essas dificuldades inúmeras, tais como José passou, mas para que isso aconteça, etapas vão ter que ser concluídas, e por mais pesadas que sejam, temos que nos mantermos confiantes, guardando em nossos corações o Salmo 91.
Sabe, não adianta mudar etapas ou pulá-las, tentando evitar um sofrimento momentâneo, porque para cada ação existe uma reação, então hoje por mais difícil que possa não só parecer, porque é de fato, que consigamos tomar como exemplo José, e sofrer sim, mas sofrer reconhecendo que Deus esta contigo e que um dia, no tempo do Senhor, o seu sonho será conquistado.

Que a paz de Cristo esteja conosco sempre!

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA?

DEUS COMPLICA, DESCOMPLICA E DEPOIS EXPLICA...