CORPO, ALMA E ESPÍRITO... COMO ESTAIS?

“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (neshamah), e o homem passou a ser alma (nephesh) vivente”.
Gênesis 2:7.
Senti o desejo de escrever hoje um pouquinho sobre essas três importantes e essenciais partes de um ser vivente... e querendo ter uma base maior do que se tratava, além do que eu já entendo, vi a seguinte afirmação: "Fixando então cada uma das nossas partes tem e executam funções específicas. Através do corpo físico o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus pelo Espírito Santo." então como entender isso?
Acredito eu que a verdade é que o homem possui uma parte material (o corpo) formado do pó, e uma imaterial, formada do sopro de Deus. Quando esta parte imaterial se relaciona com a carne (sensações, emoções, vontade), chama-se ALMA; quando serve de ligação com Deus, chama-se ESPÍRITO. Partindo dessa visão, podemos admitir que alma e espírito são inseparáveis e imortais, porém com funções distintas no corpo, correto? Sim... e ai entra o título da minha postagem... "Como elas estão?
O nosso corpo, a carne propriamente dita, por vezes despenca... hora por uma enfermidade, hora por um cansaço físico, hora por um desgaste... enfim, a carne apodrece, é passageira, envelhece... existem tempo determinado para acontecer, ser e acabar!
A nossa alma, de onde parte nossos sentimentos... nem sempre estamos bem nessa área, não é mesmo? As vezes nossa alma fica mais machucada do que se a nossa carne estivesse sido atropelada por um caminhão... ou as vezes passamos por uma alegria tamanha, que superabunda o nosso ser.... apresentando reações ao corpo. Alma ao meu ponto de vista, é uma parte muito complicada de se tratar.
Agora o nosso Espírito... esse é aquele que no fim dos fins, retornará para Deus ou não... a escolha é sua... mas é aquele que não acaba, aquele que nos mantém em contato com Deus, se é que podemos dizer assim e para ser bem mais categórica... é o mais temos que nos preocupar nessa tão rápida vida, pois como falei o nosso espírito não se acaba, mas é nosso o dever ou obrigação de garanti-lo que tenha uma vida eterna. Já falamos que o nosso corpo pode estar assim ou assado, que a nossa alma varia... mas a pergunta final é: como esta o seu espírito? Qual o destino que tem reservado para ele? Vida eterna ou lamentações num vale de enxofre? A escolha é sua.... o que escolhe hoje?
Comentários
Postar um comentário