QUANDO DEUS SE CALA...

 
Sempre começo os meus textos escrevendo um versículo bíblico como base daquilo que quero passar, mas hoje quero falar do momento em que não temos as letras como base, porém um dos momentos mais importantes para o povo cristão e que me leva a aprender tanto nos dias de hoje.

Existem momentos em nossas vidas  que fazemos segundo ao que  a Palavra de Deus nos diz, e clamamos, pedimos, nos colocamos diante de Deus em forma de entrega total, mas simplesmente não escutamos a voz de Deus. Deus não se movimenta, nada acontece e tudo parece estar paralisado. Quem nunca vivenciou esse momento?

Creio que na vida de um cristão, a Palavra de Deus tem que ser base para nossas vidas em tudo e como essa era à vontade de Deus é lógico que também esse tipo de assunto ou momento encontramos na Bíblia para que assim possamos saber como agir, mesmo estando Deus em silêncio.

A história de Êxodo começa em meio a um povo cuja principal experiência é a ausência de Deus, o Seu silêncio. Escravizados no Egito por mais de 4 séculos, nada que se assemelhe à salvação parece estar acontecendo. Essa história começa em condições de total impossibilidade humana e na mais completa adversidade. Mesmo tratando-se do povo escolhido, Deus não os isentou da experiência de Sua ausência; não os isentou de experimentarem o Seu silêncio. E quanto a nós? Como encaramos o silêncio prolongado de Deus? Isto ainda causa uma certa perplexidade, porque o silêncio não parece se enquadrar no padrão normal da atividade divina. Causa perplexidade porque um dos traços característicos do Deus revelado nas Escrituras é o fato dEle falar conosco.

Deus se silencia no momento em que parece que mais necessitamos da Sua fala. E quando buscamos a Ele em Sua Palavra e também ai encontramos o silêncio, porque até mesmo as letras nos faltam? Não sei quanto a vocês, mas por diversas vezes eu orando a Deus e depois quando pegava a minha Bíblia esperando ouvir algo de Deus, abria justamente no meio dela, nas páginas em branco. O silêncio de Deus é ensurdecedor e inquietante. É preferível ouvir trovões e relâmpagos a ouvir nada da boca de Deus.  O silêncio de Deus desmascara os corações. O meu interior ficava escancarado, uma ansiedade, um desejo de ver as coisas andando mais rapidamente, uma vontade de fazer. Claramente via o quanto o meu coração ainda lutava para tomar as rédeas das situações. Finalmente, um dia percebi o quanto ainda, desesperadamente, precisava de Deus a minha necessidade era tão grande, que ao abrir nessa página,  comecei a ver que Deus tinha algo a me dizer ali e que tinha que aprender um pouco mais do que as faltas de linhas me diziam, foi quando entrei nas minhas pesquisas e fui abençoada e agora vou te abençoar.

Esta página em branco representa o período inter bíblico, este período foi de 400 anos, sem manifestação de Deus, o período do império helenístico, não havia mais profetas, e o povo de Deus estava impregnado nas aparências, o domino de Alexandre o grande. Este período representa uma época negra para o povo de Israel. Representa também vinda do libertador e redentor de Israel, do povo judeu. E a reviravolta na história mundial. As boas novas do tão esperado Messias, e decepção de muitos judeus, pois não veio o Messias líder político tão esperado. Jesus veio pregando um reino, mais o Reino dos céus, e os judeus esperavam um reino terreno, talvez seja esse o principal motivo de Judas ter traído Jesus. E Representa a nova jornada o nascimento do Cristianismo que mudaria a historia da humanidade. Para muitos e só uma página em branco, Mais a verdade é que ela tem muito mais história que muitos livros. Entendendo tudo o que significava aquelas páginas, tudo foi ficando tão claro para mim. O silêncio de Deus não é sinal de que ele está longe, pelo contrário; Seu silêncio revela que Ele deseja que sondemos o nosso próprio coração e busquemos mais ardentemente a Sua presença. Deus está a todo tempo nos resguardando. Ele tem cuidado de nós. É uma verdade absoluta de que Deus cuida de nós enquanto dormimos. Por isso, não devem existir razões para desespero, mas a esperança para nossos desencontros e silêncios. A boa nova para Israel foi o nascimento de Jesus, que recebido nos braços de Simeão fora apresentado no Templo. O silêncio de Deus aos homens fora quebrado pelo choro de uma criança.

Não se entristeça se portas têm se fechado, nem sinais de chuva tem aparecido no céu. Uma verdade é certa, Deus tem lembrado de você. Deus tem cuidado de nós mesmo parecendo que nossos "por quê" ainda não foram respondidos. Deus não tem deixado de olhar para nós, nem desviado seus ouvidos do nosso clamor.

Eu acredito em Deus, mesmo quando Ele se silencia!

"O homem não pode receber cousa alguma se do céu não lhe for dada."
João 3:27

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA?

DEUS COMPLICA, DESCOMPLICA E DEPOIS EXPLICA...