COMO VOCÊ ESTA COM DEUS?
Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês. Se obedecerem aos meus mandamentos, eu continuarei amando vocês, assim como eu obedeço aos mandamentos do meu Pai e ele continua a me amar. Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros.
João 15:9-16
Hoje o título da minha mensagem é uma pergunta, que gostaria muito que cada um respondesse para si próprio, pois ontem a palavra na minha igreja trazida por uma amada irmã, foi justamente essa: Como você esta com Deus? E assim, fui para minha casa e fiquei pensando nessa pergunta que a princípio podemos pensar ser fácil de ser respondida, mas que se pararmos para pensar e quisermos responder com sinceridade, pode não ser tão fácil assim.
Pessoalmente escolhi esse texto acima, por ver nele a forma com que Deus esta conosco através de Seu filho. O Senhor nos fala nessas linhas de forma clara de como Ele se relaciona conosco, de como quer que estejamos também com Ele e ai lendo e relendo esse texto, começo a analisá-lo parte a parte.
Pela graça maravilhosa de Jesus, Ele inicia esse texto dizendo que estaremos, criação de Deus, sempre unidos com Ele é conforme diz o versículo “...continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês”, portanto, é o amor de Deus por nós e isso não se acaba e que também me faz pensar na vontade imensa que Deus tem de que estejamos “bem” com Ele sempre. Porque somos nós que às vezes deixamos de amar a Deus e não Ele a nós e até mesmo se der continuidade ao versículo, podemos entender que à vontade de Deus é apenas que venhamos a obedecê-lo e como se fosse uma troca, tal como tudo que plantamos colhemos, não barganha... “olha, se eu obedecer A Deus, Ele vai estar comigo, não! Mas sim, eu obedecendo A Deus tenho o fruto da minha atitude estar unido ao Pai e tendo acesso a Sua alegria plena... vocês compreendem isso?"
Seguindo, Jesus nós fala agora de uma palavrinha tão pequena, linda, forte, mas que infelizmente tem se tornado raro em nosso meio... AMOR. Muitos acham que estão exercendo esse mandamento, porque amam a um filho, marido, parentes, amigos próximos mas estão se enganando na sua própria mentira. Deus nos fala tão claramente: “amem uns aos outros como eu amo vocês” Ele em momento nenhum intitula a quem nós devemos amar, Ele fala “uns aos outros”. Em 1 João 4:20 nos diz assim: Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu. Amados, fico pensando que tipo de relacionamento é esse que temos tido com Deus? É aquela velha história, amar que me ama é muito fácil, quero ver amar um inimigo, mas ora; não estará seu inimigo enquadrado naquele trecho do versículo acima “uns aos outros”? Tem também aqueles casos de pessoas que pensam que amam mas estão se tornando “doentes”, “idolatras” de pessoas. Uma vez em minha vida, amei muito uma pessoa, tanto que comecei a agir segundo a minha vontade e usando exatamente esse mandamento de forma erronia, para justificar um erro meu, porque eu não amava aquela pessoa, eu estava doente pela aquela pessoa. Essa pessoa era o pai das minhas filhas, na época estávamos separados, hoje ele já não vive mais, mas houve um determinado tempo da minha vida que comecei a querer ajudar demais, cuidar demais, amar demais e não deixava Deus fazer o que tinha que ser feito, e usava o argumento com Deus que eu o amava. Até que um dia, um querido pastor meu o PR Vitor virou para mim e disse: minha amada, Deus às vezes tem que levar a pessoa no pó e agente fica querendo dar ajudinha a Deus e acaba não interrompendo o projeto de Deus, mas adiando por pura teimosia... Deus não precisa disso. Após a palavra daquele pastor, eu parei e comecei a ver que não amava tanto aquele homem assim, que eu estava era doente em uma relação que nem existia mais, ai eu parei me coloquei diante de Deus como deveria estar, e deixei Deus fazer conforme a Sua vontade e não a minha, e ai sim entrei no versículo acima... “amem uns aos outros como eu amo vocês” porque quem ama, cuida, trata, diz não e entende qual à vontade de Deus e eu entendi naquele momento. Mas infelizmente também existem os casos mais graves ainda, pessoas que não conseguem amar a ninguém, nem filhos, maridos, parentes, pessoas essas mais obvias de ser ter um sentimento, como não dizer nem a si próprio... e ai, acho que será impossível estar bem com Deus nesse quadro.
Jesus termina esses versículos de uma forma linda e porque não dizer maravilhosa: “Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi ...” Meu Deus, somos amigos de Jesus e não por escolha nossa, mas sim dEle e o que entendo com isso: Deus é perfeito em tudo que faz, não temos que conquistar um relacionamento bom com Deus, como um namorado faz com uma namorada... não, porque já somos escolhidos dEle, temos apenas que obedecer. Mas de que forma? Amando uns aos outros e muitos confundem como acham que os demais mandamentos foram jogados de “ralo abaixo” e não conseguem entender que para que eu esteja bem com Deus eu tenho que cumprir Seus mandamentos que continuam exatamente os mesmos, mas resumidos no amor, porque quando eu amo de verdade eu não cobiço nada do meu próximo sendo esses no âmbito material ou sentimental... quando eu amo, eu não vou falar mal do meu próximo, eu não vou trair meu próximo, eu não vou roubar, matar eu não vou maltratar os meus pais que foram usados por Deus a me darem vida e com certeza, vou amar a Deus sobre todas as coisas, não dividindo a sua glória com ninguém.
Sabe, hoje eu respondendo essa pergunta: COMO EU ESTOU COM DEUS? Digo, caminhando para o alvo e nesse caminho em busca de consertos, para que sinceramente eu possa estar cada dia mais... JUNTINHA DO PAI!
Deus abençoe cada um de vocês!
Comentários
Postar um comentário