COMO É DIFICIU PERDOAR...



Hoje quero falar um pouquinho que um ato tão dificiu de ser exercitado, porém tão fundamental as nossas vidas: PERDÃO! Conta-nos a Palavra de Deus:

José tinha apenas dezessete anos quando seus irmãos, friamente, venderam-no para a escravidão. Separado de sua família e do seu país, ele atingiu a posição de supervisor da casa de Potifar, seu senhor egípcio. Mas o desastre atingiu-o novamente. Ele recusou os avanços sexuais da esposa de Potifar e ela acusou-o falsamente de assediá-la. Ele foi posto na prisão, onde, mais uma vez, o Senhor estava com ele e se tornou o supervisor dos outros prisioneiros. José permaneceu nessa prisão pelo menos durante dois anos (Gênesis 37; 39).
Faraó, rei do Egito, teve um sonho e desejava sua interpretação. José foi capaz, pelo poder de Deus, de interpretar o sonho de Faraó e foi exaltado a uma posição de poder próxima à do próprio Faraó. Este fê-lo encarregado da armazenagem e da distribuição dos cereais em toda a terra do Egito. Foi depois disto que os irmãos de José vieram ao Egito para comprar cereais. Estava dentro do poder de José tomar vingança contra aqueles que tinham pecado contra ele tantos anos atrás. Contudo, a Bíblia nos conta que José experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto (Gênesis 45:1-15). Ele os tinha perdoado por seu pecado.

Quando lemos essa história, logo vem a mente "Nossa... que ato maravilhoso, que forma bonita de agir.... poxa  eu não saberia fazer isso dessa forma...",  só que não paramos para atentar que o ato de perdoar independe de qualquer realiadade que esteja acontecendo ou que tenha acontecido e de qualquer pessoa que não EU. Para perdoar na minha visão, o primeiro passo é simplesmente você querer perdoar e quando queremos perdoar por tão somente entendermos que essa é a vontade de Deus nas nossas vidas, não iremos avaliar que foi o culpado quem é o certo e sim, apenas estaremos perdoando e o mais interessante que as vezes em determinadas situações, quando perdoamos, temos que pedir perdão. Mas Patrícia, como pedir perdão? Eu não fiz nada!!! A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir. Então, se quero perdoar, cancelar, remir e se para que isso aconteça, eu terei que pedir perdão também, porque não faze-lo? É aquela velha história do fim de um casamento... " Meu marido não valia nada...", "Minha esposa era uma relaxada..." acusações e acusações... e ai quando somos as partes envolvidas não paramos para perceber que na visão do outro, talvez eu seja a errada ou talvez eu mesmo tenho provacado aquela pessoa a cometer algo contra mim e agora exigo que esta me peça perdão mas não lembro que talvez em algum momento eu mesma tenha que ser perdoada....

Então, hoje o que quero deixar como reflexão é justamente o verdadeiro significado dessa palavrinha:  cancelar, remir... porque se quero cancelar realmente uma situação, tenho que liberar o PERDÃO em minha vida e essa liberação na minha visão significa tanto ao sair: "EU TE PERDOO" como ao receber: "ME PERDOA"  e sem esperar nada em troca, mudança, trasformação porque o meu perdão não depende disso... é obedecer... é cancelar e se isso for apenas da minha parte, quem sabe já não seja um bom começo para algo muito maior a ser alcançado.

A Paz de Cristo seja com todos nós nesse dia!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA?

DEUS COMPLICA, DESCOMPLICA E DEPOIS EXPLICA...