EU SOU O QUE A BÍBLIA DIZ QUE SOU

 


Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

Números 13:33



Uma das coisas que muito me fascina na Bíblia, é a forma com que ela é atual as nossas vidas, afinal podemos ler coisas que aconteceram a milhares de anos atrás acontecendo hoje nas nossas vidas. Dentre tantos episódios durante a peregrinação do povo no deserto, que certamente a missão dos espias é um dos mais significantes, e quando paramos para estudar sobre, fica com certeza a pergunta: estando eu lá, seria eu um dos dez espias ou como Josué e Calebe? Assisti uma palestra em que o ministrante falou o seguinte: agora é muito fácil pra gente dizer que seriamos como Josué e Calebe, até porque sabemos o desenrolar dessa história, mas ao colocarmos o discernimento e envolvê-lo no nosso dia a dia, será que realmente nos comportamos como Calebe e Josué, ou as circunstâncias acabam sendo protagonistas da nossa vida?

Esse capítulo de Números conta-nos  a respeito do relatório trazido pelos dozes espias,  sobre o que era e como estava a Terra prometida, é um capitulo que evidencia o que é estar na total dependência de Deus, exercitar a fé , não dar vazão aos medos e dentre tantas coisas, sabermos as consequências da nossa incredulidade e desobediência.

Moisés depois de conduzir o povo pelo deserto, finalmente chega as portas da Terra prometida e direcionado por Deus (embora do Livro de Números indique que a ordem tenha vindo do Senhor, no livro de Deuteronômio diz que a ordem foi dada devido a exigência do povo a Moises DT 1:19-23, entendo que sendo como for, o Senhor estava na direção daquele povo e o plano era apenas que Eles confiassem), envia 12 espias, um chefe de cada tribo, para que pudessem adentrar naquela terra e analisar tudo com muito cuidado, em todos os pontos de vista, população, armamentos, a própria terra em si, suas condições físicas, enfim, eles teriam que trazer o relatório para o povo de como realmente estava a terra que o Senhor os prometeu, afinal ela estava cercada por uma grande muralha. E assim fizeram, entraram na terra e lá por 40 dias puderam ver tudo que nela havia e trazer o relatório para o povo.

Calebe e Josué super empolgados retornam ao povo e diz que a terra realmente emana leite e mel, eles trazem um cacho de uvas que teve que ser carregado por dois homens de tão grande, e evidenciam todas dos benefícios da terra, já os demais espias apesar de verem tudo que Calebe e Josué tinham visto, apenas relataram as dificuldades e nos mínimos detalhes.

Bem, pessoalmente eu acho válido os dois relatos, fazia parte de um bom relatório, afinal tinham ido lá para isso, mas o que não podiam é dar mais valor , mais peso as dificuldades e esquecer que Deus tinha lhes prometido aquela terra. Deus em momento algum disse a eles que chegariam lá e a terra estaria limpinha, só para eles habitarem, não, Deus disse que a terra seria deles. 

Confirmação na Palavra: Números 13:2 e 3 ( essa era a missão dada por Deus) Números 13: 26 e 27 ( O que Deus prometeu, Ele cumpriu)

Infelizmente o ser humano tem essa tendência de dar mais ênfase as lutas, as dificuldades e esquecer o Deus da promessa e o que Ele prometeu. Quando tomamos essa postura, entendemos que não são  com as nossas forças que iremos lutar as grandes batalhas, porque se fosse assim perderíamos, mas olhamos para o Deus da promessa. Quando cremos e as coisas dão errado, não vemos os problemas mas enxergamos as provisões para que o propósito seja cumprido. Números 13:28 e 29

Calebe e Josué não olharam apenas os grandes frutos, a terra fértil, as coisas boas, ele também viram as dificuldades, porque elas realmente existiam e eram grandes, mas eles olharam com os olhos da fé (Números 13:30) Quando não cremos, não recebemos!

Mas mesmo diante ao relato de ambos, o povo preferiu optar em escutar as dificuldades, olhar para os problemas e esquecer que O Deus quem prometeu estava com eles, por mais uma vez o povo preferiu não acreditar que Deus lhes daria o prometido se tão somente obedecessem e crê-se Números 13:30, 31, 32.

O ponto base dessa  postagem, que dá titulo á ela, esta em Números 13:33

As pessoas podem até achar que não somos nada, podem até dizer que a gente não consegue, que não somos capazes, o que não pode acontecer é a gente acreditar nisso, porque quando acreditamos nisso, tomamos posse para nossas vidas e nada realmente acontece. Os espias declararam que os descendentes de Enaque, os gigantes os viam como gafanhotos e declaram que eles também se sentiam assim. Ali eles declaram que não tem fé, declaram total incredulidade, por mais uma vez declaram que para Eles, todos os problemas eram superiores as promessas de Deus.

Deus nos dá o direito de escolha, se queremos ou não confiar n’Ele, mas para cada ato existe uma consequência. Deus nos promete e cumpre, o único que pode impedir que essas promessas cheguem a nossa vida, somos nós mesmo. Outra coisa que podemos ver é que a salvação é pessoal, Calebe e Josué se mantiveram fieis e obedientes ao Senhor, Deus manteve a eles a entrada da terra prometida, mas aquele povo que não agiu dessa forma, não puderam receber as bênçãos que Deus tinha reservado a todos. Triste é entender que depois de 40 anos, com tantas e tantas manifestações que Deus estava com eles, tantas e tantas vezes que Deus foi benevolente, perdoo, deu inúmeras chances, aquele povo chega literalmente as portas da Terra prometida, mas a eles e por culpa deles, apenas puderam contemplar essa Terra e não usufruir dela.

Assim acontece conosco, quando olhamos as circunstâncias, quando esquecemos do Deus que servimos, quando não confiamos em Suas promessas e não lembramos que para Ele não há impossíveis, não existe gigante que possa deter a vontade de Deus.

Lá no livro de Josué no capítulo 1:1-9 (leia)

Josué também tinha visto as dificuldades daquela terra, agora O Senhor o levanta como líder após a morte de Moises, e ele decide crer e confiar.

Pra encerrar, vamos ler lá em Josué 3:7-17 e depois em Josué 5:1

Vocês lembram lá de números 13:33, onde os gigantes consideravam os israelitas como gafanhotos, ou seja, insetos fracos, inúteis, totalmente destrutíveis? Quando decidimos crer, recebemos as promessas e as provisões vem do Senhor, olha o que diz Josué 5:1, agora aqueles que antes eram comparados como gafanhotos, agora estão sendo temidos pelos inimigos.

Nós vamos sempre ter dificuldades, sempre teremos lutas e nessas lutas muitas das vezes gigantes se levantaram e tentaram nos colocar pra baixo, mas que tenhamos sempre em mente o Deus que servimos, que não estamos sozinhos, que Ele guerreia nossas guerras e cabe-nos apenas confiar e obedecer.


Lição da EBD ministrada por mim em 29/05/2022




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEUS COMPLICA, DESCOMPLICA E DEPOIS EXPLICA...

NADAR, NADAR E MORRER NA PRAIA?

DEUS VÊ... DEUS OUVE... DEUS AGE!!!